quarta-feira, 11 de maio de 2011

APAE DE GRAVATAÍ

APRESENTAÇÃO

Apresentação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gravataí – APAE/G, é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, filiada a Federação Estadual do Rio Grande do Sul e Federação Nacional das APAEs, referência no país, pelo seu trabalho de excelência, que tem como princípios normativos e como Visão: Movimento de Pais, amigos e pessoas com  deficiência,  e a defesa dos  direitos e prestação de serviços. Sua missão é promover e articular ações de defesa e direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.
A APAE/G foi criada e fundada em 12/06/69, para prestar um serviço de atendimento a pessoa com deficiência intelectual que na época não existia no Município. Iniciou com uma classe especial junto a Escola Dom Feliciano em 1966, com a Diretora Marta Braccini, que por solicitação da comunidade, especializou a professora Irmã Ermelinda para trabalhar com crianças com deficiência, logo várias crianças foram aparecendo, sendo abertas novas turmas, assim a escola Dom Feliciano não pode mais abranger e suprir a demanda.
 Em 1970, a APAE passou para o prédio em que se encontra atualmente.
 Nesta época, foi firmado uma parceria com a Prefeitura que encarregou-se de suprir os recursos humanos para o trabalho e a APAE os recursos materiais,  o prédio e utensílios.



Em 1972, em prosseguimento, foi fundada e oficializada a Escola Municipal de Educação Especial Cebolinha que, em conjunto com a APAE realizou todos os projetos e trabalhos na busca de inserção das Pessoas com deficiência intelectual e ou múltiplas na sociedade como cidadãos.
Nestas quatro décadas de fundação, temos feito vários laços de parcerias com a sociedade gravataiense, visto que, a única Escola Municipal de Educação Especial na área de deficiência Intelectual, funciona no prédio da APAE.
A APAE tem parcerias com diferentes instituições, tanto públicas (secretarias Municipais; Educação, Saúde, SMTCAS, Agricultura, SMOV,) quanto privadas (Hipermercado Big, Atacadão), Centro Social Marista e também com ONGs.(parceiros voluntários) e Universidades (ULBRA, IPA, UNISINOS).
A Entidade possui projetos específicos para a preparação e inclusão de jovens e adultos, qualificando e colocando no mercado de trabalho, além de oferecer oficinas de esporte e lazer, promovendo assim, a inclusão social.
Também possui programa de estimulação precoce destinado a bebês de 0 anos a 3 anos e 11 meses  com atraso no desenvolvimento.
             O público alvo da APAE são pessoas com deficiência intelectual e ou múltipla a partir de zero ano, sem limites de idade para a saída da entidade, e que apresentam síndromes diversas ou com atrasos importantes em seu desenvolvimento.




2 comentários:

  1. Olá Amigas Josefa, Viviane e demais colaboradores (as) da APAE.

    No fim acredito que nem será necessário modificarmos o site, visto que o Blog que vocês fizeram ficou ótimo. A grande vantagem do Blog é a facilidade de postagem de imagens, texto, etc..., o que facilitará e muito a visitação dos coordenadores, sócios, bem como de outros visitantes e possíveis associados.

    Sugestões:

    A agenda de eventos pode fazer parte deste Blog em um mural de comunicados importantes.

    Dias e horários de visitação da APAE, onde serão demonstrados e vendidos os artigos confeccionados nas oficinas, etc.

    Também poderá haver uma página destinada a homenagear aos aniversariantes do mês, em fim uma série de importantes informações podem estar contidas dentro do mesmo. Não podemos esquecer de criar um formulário convite, para ser preenchido pelos futuros sócios, explicando como podem fazer parte desta brilhante história da APAE, na cidade de Gravataí.

    Estou muito feliz pela iniciativa da criação deste Blog, espero que a APAE, que junto com seus parceiros muito tem feito por este município, principalmente na questão de qualificar jovens e adultos com necessidades especiais, para o mercado de trabalho, continue evoluindo e ampliando seu espaço, oportunizando que outras pessoas tenham o privilégio de compartilhar deste magnífico trabalho. Que bom fazer parte desta família, que bom poder dizer que sou “Apaiano de corpo, alma e coração”.

    Parabéns!

    Prof. Marcos Schilling Martins.

    ResponderExcluir
  2. Colegas, adorei ver e saber da existência do blog. É um ótimo recurso para divulgar, trocar e estimular nossos parceiros, alunos, pais e professores.
    Um grande abraço!!!
    Jaque

    ResponderExcluir