quinta-feira, 26 de maio de 2011

II FESTA JUNINA APAEANA

NÃO PERCA!
Dia : 17/06/2011
Horário: 14hs
Local: CTG Bruno Gnoato (Aldeia dos Anjos)

Teremos brincadeiras, brechó, quadrilha, lanches e muita diversão!


HOMENAGEM AS MÃES

Foi realizado no mês de maio as homenagens ao dia das mães, onde as mesmas puderam participar das oficinas realizadas, juntamente com seus filhos. No final, levaram as lembranças confeccionadas! A finalização foi com um delicioso chá!




COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA

A realização da festa de Páscoa da APAE de Gravataí, contou com a colaboração da empresa Magic Brands, que doou toda a alimentação e doces para os usuários.
Queremos agradecer a toda equipe Magic Brands!


terça-feira, 17 de maio de 2011

Diretoria APAE Gravataí 2011/2013

DIRETORIA EXECUTIVA

   Presidente: Josefa Maria Winckiewicz Lopes
   Vice-Presidente: Adão de Castro Junior
  1º Diretor Financeiro: Joice Bulsing Powarchuk
 2º Diretor Financeiro: Mariel Teresinha Lohmann
  1º Diretor Secretário: Fabiana Pereira Martins
  2º Diretor Secretário: Cleonice Noeli Machry da Rosa
    Diretor de Patrimônio: Jucelei de Fátima Visioli Melo
   Diretor Social: Carlos Vilmar da Silva


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

1-      Guacira Svenson
2-      Adão Orion da Costa
3-      Neiva Waschburguer Kieling
4-      Valdir Nunes
5-      Clarinda Souza de Souza
6-      Sávio Caetano dos Santos
7-      Shirlei Scodeler Crispim
8-      Márcia Regina da S. Nunes
9-      Rosa Maria Saraiva de Lima

CONSELHO FISCAL

Titulares:
1-      Maria Elisabeth Presser
2-      Nilsa Siqueira Gomes
3-      Jaqueline Uliano

Suplentes:
1-      Luiziana da Silveira de Oliveira Fraga
2-      Maribel Medeiros
3-      Marcos Shchiling


quarta-feira, 11 de maio de 2011

SERVIÇO SOCIAL
Profissional responsável: Ana Cláudia Trindade Oliveira

                        O Serviço Social funciona como elemento de ligação entre entidade, comunidade, família, objetivando uniformizar a maneira de lidar com o usuário. Em todo o momento, o serviço Social está interagindo, levando informações referentes ao meio ambiente em que vive o usuário.




OFICINA DE PEDRARIA E RECICLAGEM
Profissional responsável: Zélia Fraga





OFICINA DE CHOCOLATES ARTESANAIS

Profissional responsável: Maria Elizabete Nogueira da Silva






OFICINA DE SÓCIO DESENVOLVIMENTO

                   Atendimento individual ou em turmas reduzidas.
                Trabalha com o desenvolvimento global diário, psicomotor. Proporcionando a Socialização e  atividades da vida diária

Profissional responsável: Cleusa Fagundes




OFICINA DE DESPORTO E LAZER


Profissional responsável: Elizabete Rosa Damázio







OFICINAS SÓCIO OCUPACIONAL

            Atende pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas, de ambos os sexos, que possuam idade cronológica acima de 15 anos.

Objetivos: Desenvolver a autonomia, responsabilidade, organização, preparação para o mercado de trabalho e/ou geração de renda.

OFICINA DE PINTURA E BISCUIT

Profissional Responsável: Ricardo Alves






ATIVIDADES REALIZADAS NA APAE DE GRAVATAÍ

ATENDIMENTO EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE

              Oferecido para crianças com atraso no desenvolvimento global, na faixa etária de zero e 3 anos e 11 meses.
              A estimulação precoce é o atendimento destinado aos bebês com atraso no desenvolvimento, ou seja, aquele que durante o período gestacional, parto ou após o nascimento, sofreram alguma intercorrência que levou a síndromes e\ou lesões de estruturas do sistema nervoso e que desencadearam alterações no desenvolvimento neuropsicomotor desse bebê. O tratamento através da intervenção precoce deve ser iniciado logo após o diagnóstico de algum atraso no desenvolvimento, a fim de prevenir, minimizar e tratar déficits neuropsicomotores e cognitivos, visando sempre á funcionalidade. 
                                         
Profissional responsável: Tatiana Oliveira - Terapeuta Ocupacional.

APAE DE GRAVATAÍ

APRESENTAÇÃO

Apresentação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gravataí – APAE/G, é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, filiada a Federação Estadual do Rio Grande do Sul e Federação Nacional das APAEs, referência no país, pelo seu trabalho de excelência, que tem como princípios normativos e como Visão: Movimento de Pais, amigos e pessoas com  deficiência,  e a defesa dos  direitos e prestação de serviços. Sua missão é promover e articular ações de defesa e direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.
A APAE/G foi criada e fundada em 12/06/69, para prestar um serviço de atendimento a pessoa com deficiência intelectual que na época não existia no Município. Iniciou com uma classe especial junto a Escola Dom Feliciano em 1966, com a Diretora Marta Braccini, que por solicitação da comunidade, especializou a professora Irmã Ermelinda para trabalhar com crianças com deficiência, logo várias crianças foram aparecendo, sendo abertas novas turmas, assim a escola Dom Feliciano não pode mais abranger e suprir a demanda.
 Em 1970, a APAE passou para o prédio em que se encontra atualmente.
 Nesta época, foi firmado uma parceria com a Prefeitura que encarregou-se de suprir os recursos humanos para o trabalho e a APAE os recursos materiais,  o prédio e utensílios.



Em 1972, em prosseguimento, foi fundada e oficializada a Escola Municipal de Educação Especial Cebolinha que, em conjunto com a APAE realizou todos os projetos e trabalhos na busca de inserção das Pessoas com deficiência intelectual e ou múltiplas na sociedade como cidadãos.
Nestas quatro décadas de fundação, temos feito vários laços de parcerias com a sociedade gravataiense, visto que, a única Escola Municipal de Educação Especial na área de deficiência Intelectual, funciona no prédio da APAE.
A APAE tem parcerias com diferentes instituições, tanto públicas (secretarias Municipais; Educação, Saúde, SMTCAS, Agricultura, SMOV,) quanto privadas (Hipermercado Big, Atacadão), Centro Social Marista e também com ONGs.(parceiros voluntários) e Universidades (ULBRA, IPA, UNISINOS).
A Entidade possui projetos específicos para a preparação e inclusão de jovens e adultos, qualificando e colocando no mercado de trabalho, além de oferecer oficinas de esporte e lazer, promovendo assim, a inclusão social.
Também possui programa de estimulação precoce destinado a bebês de 0 anos a 3 anos e 11 meses  com atraso no desenvolvimento.
             O público alvo da APAE são pessoas com deficiência intelectual e ou múltipla a partir de zero ano, sem limites de idade para a saída da entidade, e que apresentam síndromes diversas ou com atrasos importantes em seu desenvolvimento.